PARIS - Capitulo 6







Os traumas das populações branco-europeias são muito importantes para o novo Mundo, pois foram com esses traumas que tais grupos construíram os mapas que organizam nossas vidas modernas. Pablo Picasso foi um grande estudioso e tradutor de algumas estéticas africanas, e ainda mais importante foram os seus leitores branco-europeus que alcançaram algum estado de calma ou liberdade frente a suas castrações, através das traduções ou das cópias que Pablo Picasso fez da filosofia estética de algumas sociedades em África. Essas pessoas perpetuam a história pois querem ser curadas da história.

As primeiras décadas da psicanálise acompanham as primeiras décadas de trabalho de Picasso. Ambas são sintomas dos traumas existenciais de uma sociedade baseada no genocidio, e também são tentativas de cuidar de si próprios frente ao que ajudam a construir: a fome mundial. A desconstrução / liberdade do corpo oferecida por Picasso, ou as imagens histéricas, falam inicialmente do trauma ancestral que populações branco-europeias lidam cotidianamente em seu inconsciente. Freud nomeou de "Complexo de édipo"” eu poderia dizer, culpa.
obras de Pablo Picasso e Joan Miró que assisti nos últimos dias.

6-julho-2024










Em sua etimologia, arte significa habilidade e técnica, o tempo passa, e atribuímos outros significados, como "matéria sem vida" ou destino branco-europeu. Mas ainda com todas as tentativas de novas conceitualizações, a arte continua resguardada em seu poder inicial que é o movimento de mudança gerado puramente pela prática de ateliê ( seja onde for e como for o ateliê). Inicialmente, a arte sempre será uma habilidade manual. Uma técnica artesanal de dedicar-se à criação. A curadoria obedece a esses esforços, os respeita e depois realiza a traição. Não conhecemos os artistas do passado longínquos pois eles eram simples trabalhadores. Como todos os artistas continuam sendo.




Museu del Louvre - Paris.

Coleções Egito antigo e Arts de L’Slam.







































open-studio 21, 22 et 23 juin. a propos de ce que j'ai vécu ces derniers mois pendant la résidence @art.explora /// ateliê aberto em 21,22 e 23 de junho. um pouco do que vivi nos ultimos meses morando em Paris.































MÉTODO ELEMENTAR
during the Open studio at Cité Internationale des Arts  (Montmartre) /// Art Explorar Residency Program